sexta-feira, 31 de maio de 2013

O asteroide passou próximo da Terra nesta sexta-feira, o tamanho dele é o mesmo que causou a extinção dos Dinossauros!!


O asteroide estará mais próximo da Terra nesta sexta-feira, às 17h59 de Brasília, disse a Nasa. Este será sua seu sobrevoo mais próximo em mais de dois séculos.

O asteroide batizado de 1998 QE2 foi descoberto em 19 de agosto de 1998 por astrônomos do programa de pesquisas de asteroides próximos à Terra no MIT (Massachusetts Institute of Technology), perto de Socorro, Novo México (sudoeste dos EUA).
 Uma sequência de imagens de radar obtida por cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa) revelam que o asteroide 1998 QE2, que passará pela Terra hoje (31), às 17h59 de Brasília, tem sua própria lua.
O asteroide é cinco vezes maior do que um navio transatlântico e vai passar a 5,8 milhões de quilômetros da Terra, uma distância curta em termos astronômicos. Segundo a Nasa, é o equivalente a 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Esse será o ponto em que ele chegará mais perto do planeta pelos próximos 200 anos.
O asteroide, que mede cerca de 2,7 quilômetros de diâmetro, não poderá ser observado a olho nu ou com binóculos: sua baixa luminosidade só o torna visível aos telescópios mais potentes.
Em fevereiro, outro asteroide passou próximo da Terra. Denominado 2012 DA14, o asteroide passou a uma distância de 27 mil quilômetros. Informações da Nasa apontaram que o asteroide se aproximou do anel de satélites de comunicações, mas não houve risco de colisão pois esses ficam sobre a Linha do Equador e o asteroide passou mais próximo do Polo Sul.
Fonte: NASA

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira - Projeto Semana do Meio Ambiente!!


Trabalhar o tema “meio ambiente” é aparentemente uma missão fácil, já que ele vem ganhando cada vez mais espaço em nosso dia a dia. No entanto, só faz sentido abordá-lo se houver a intenção de se criar a consciência de sua conservação em toda a comunidade escolar, numa proposta de educação que venha despertar desde as séries iniciais até as mais avançadas.

Trabalhar com projetos de aprendizagem abre na sala de aula um espaço para se desenvolver discussões mais amplas, pesquisas e experiências concretas, que podem chegar a uma mostra científico-cultural, favorecendo o aprendizado, dando a oportunidade de deixar a população ciente dos problemas e necessidades do mundo, de forma geral. Além disso, permite o intercâmbio entre as diferentes disciplinas que o estudante cursa.
Muito se tem falado de conservação do meio ambiente, mas não se criou ainda a consciência de que o planeta precisa urgentemente dos nossos cuidados.


As decisões acerca dos problemas estão caminhando de forma burocrática, ficando somente no papel, sem tomadas de decisões mais sérias, tanto por parte da população como por parte dos governantes. Para exemplificar, basta perguntar quantas escolas têm trabalhado, efetivamente, a discussão sobre o consumo consciente e os impactos que as atividades humanas vêm causando a todo o planeta. Outra questão: em quantas capitais brasileiras se faz a






coleta seletiva do lixo? Esse processo é realmente efetivo, por exemplo, envolvendo catadores e cooperativas, dando-lhes condições dignas de trabalho?



É bom lembrar aqui o tempo que a natureza leva para extinguir alguns dos principais lixos que recebe. Papel, de três a seis meses; tecido, de seis meses a um ano; filtro de cigarro, cinco anos; chiclete, cinco anos; madeira pintada, treze anos; nylon, mais de trinta anos; plástico, mais de cem anos; metal, mais de cem anos; borracha, tempo indeterminado e vidro, um milhão de anos.
O principal nesse momento são as tomadas de atitude, ainda que de forma individual, na esperança de que sirvam de exemplo para as gerações mais novas. E, quem sabe, conseguiremos fazer com que a população acorde para a gravidade da problemática. Devemos mudar nossos hábitos urgentemente!


Se, por exemplo, pararmos de utilizar copos de plástico e evitarmos as garrafas pet (Politereftalato de Etila), enviando para a reciclagem as já utilizadas, conseguiremos ajudar muito o planeta. Você sabia, por exemplo, que 90% dos detritos encontrados nos oceanos são compostos por plástico; e destes, quase 30% correspondem às famosas sacolas de supermercado?


Outra atitude simples e importante é a de não desperdiçar comida. Primeiramente, porque é injusto fazer isso enquanto um número enorme de pessoas passa fome; e, dentre outros motivos, porque a maior parte do lixo produzido no mundo é o orgânico.


Para finalizar, devemos assumir, desde já, a consciência de que podemos fazer mais pelo planeta; inclusive, ao alertar outras pessoas sobre seus maus hábitos. Basta querer e acreditar que um simples gesto fará a grande diferença.



Basta você querer. E a natureza agradecerá, com certeza.



quarta-feira, 29 de maio de 2013

NBC News alerta para asteroide que passará pela Terra em 31 de Maio de 2013.






NBC News deu um aviso para que todos façam um círculo no dia 31 de Maio em seus calendários.






Os cientistas acreditam que o asteroide vai passar pela Terra. No entanto, a emissora adverte. “O que poderia dar errado?”
Eles aconselham os espectadores a se prepararem para este evento apenas no caso de algo inesperado acontecer.
O âncora da NBC News informa que os espectadores estoquem até alimentos em caso de emergência.





quinta-feira, 23 de maio de 2013

Fenômeno da Praia vermelha - Panjin - China


Todos os anos milhares de turistas, tanto chineses de outras partes do país quanto estrangeiros, se deslocam a Panjin na província chinesa de Liaoning, a nordeste do país, na fronteira com a Coréia do Norte, para ver de perto o fenômeno da Praia Vermelha. 
 Na verdade o que acontece é que as águas do Mar Amarelo, em algumas praias daquela província, tornam-se vermelhas no outono porque as algas marinhas costeiras, abundantes na região, começam a morrer, ganhando essa tonalidade. Apesar de ser um processo natural temporário, cria um espetáculo todo especial.
 





Apesar de receber a definição de "algas vermelhas", o fenômeno reúne muitos tipos de plantas - desde pequenas criaturas unicelulares até uma espécie de grama do mar - que, ao contrário das nossas habituais plantas verdes, surgem pintadas de vermelho.
 As algas e seus microrganismos também se transformam numa rica fonte de alimentação para as aves da região. Considerada área de preservação, a maior parte da praia vermelha é fechada ao público que pode apreciar apenas uma pequena área aberta à visitação.
 

Fonte: crionline

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Capacitação de Professores do Colégio Dona Guiomar Barreto Meira - Juazeiro - Ba

Cuidar da formação docente. Este é o segundo mandamento do estudo da consultoria McKinsey para uma nação chegar ao topo da Educação. O estudo Os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo comprova que: "A única forma de melhorar resultados é melhorar a instrução". 

Não basta recrutar os melhores. É preciso manter os professores sempre atualizados. A preocupação com a prática docente é comum aos sistemas de ponta, tanto na formação inicial como na continuada. Tutoria, trabalhos em grupo, cursos sobre as didáticas específicas... Existem várias maneiras de criar e disseminar as melhores estratégias de ensino. Em apenas três anos, o Reino Unido conseguiu um aumento de 12% nos índices de alfabetização ao apostar na formação em serviço. Já o Japão coloca professores para apoiar os iniciantes durante dois dias por semana, tudo amparado em lições-modelo. 
O desafio brasileiro começa em superar as deficiências da formação inicial. Segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007, que avalia os cursos de ensino superior, 15% das faculdades de Pedagogia tiraram conceito 1 ou 2. Apenas 2% conseguiram a nota máxima, 5. 
Não é só o aluno que precisa de um bom professor para aprender. 



O educador também necessita de bons formadores para fazer a diferença na sala de aula. O impacto na aprendizagem de iniciativas de capacitação em serviço costuma ser direto - e rápido. No Japão, um dos países mais avançados nessa área, a formação em serviço não acaba nunca: políticas públicas garantem que os professores ganhem conhecimentos até a aposentadoria. 

O modelo japonês mescla atividades tradicionais, como cursos específicos - cada docente assiste a pelo menos um por ano -, com iniciativas inovadoras. Profissionais novatos são acompanhados por monitores dois dias por semana. Outra política é o estímulo às atividades em equipe. É comum os docentes elaborarem, planejarem e refletirem sobre seu planejamento e material didático em conjunto, assim como visitarem a sala de aula dos colegas para observarem seu trabalho. 

Atualmente, diversos municípios brasileiros investem na formação em serviço para melhorar a instrução dos professores (em alguns casos, até para "substituir" a formação inicial). O problema é como isso tem sido feito. "O currículo e o cronograma precisam ser discutidos com os participantes.

 É necessário casar a teoria do curso com a prática em sala de aula para que a formação seja realmente útil", diz Raquel Linhares, coordenadora da área de Educação do Senac em São Paulo. 

Judô na Escola - Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira - Juazeiro -Ba


A necessidade de lutar é um fator inerente ao ser humano desde os períodos mais antigos. Naquela época o homem lutava pela sua sobrevivência, já na atualidade o homem luta para sobreviver no mercado de trabalho.
Os motivos mudaram, mas a inquietação do ser humano em alcançar algo é a mesma.
Podendo então, desenvolver essa sua necessidade de competir de maneira adequada, saudável e ética. Nossa intenção é a de canalizar de forma positiva toda a agressividade do individuo, de forma que aumente o seu controle frente às situações de conflito no cotidiano, tornando-lhe um ser calmo, pacífico e confiante.
A grande justificativa é mostrar aos jovens que, por trás do grande atleta, existe a formação do indivíduo em todos os aspectos.

Existe uma certa exclusão, já que normalmente somente são descobertos aqueles que possuem condições financeiras de treinarem em alguma agremiação.



Objetivos Gerais:

Proporcionar aos alunos o conhecimento de uma modalidade esportiva e todos os benefícios da sua prática, aliando conteúdo teórico, de forma que haja o desenvolvimento de conhecimentos interdisciplinares, melhora do rendimento dos alunos em todos os componentes curriculares, bem como contribuir para a diminuição da evasão escolar.

Objetivos Específicos:

· Criar um espaço de convivência esportivo-social, onde as crianças e adolescentes ocupem parte de seu tempo livre com treinos, evitando o contato com o mundo da marginalidade, vislumbrando perspectivas de melhoria da qualidade de suas vidas;

· Utilizar as diversas perspectivas de melhoria como ação preventiva de distorções sociais;


· Fortalecer a imagem e o entendimento da importância do Projeto Judô, assim como a sua atividade como fator de desenvolvimento do jovem.

· Favorecer a disseminação de uma cultura esportiva diversificada por meio de atividades com várias modalidades esportivas, tendo como principal foco o judô.

· Oferecer atividades esportivas educacionais como uma ação complementar à escola em seu contraturno, utilizando o projeto como instrumento de desenvolvimento integral da criança e adolescente.


· Praticar atividades esportivas pautadas em princípios sócio-educacionais como meio de formação de indivíduos, que através de valores desenvolvidos dentro do esporte, sejam multiplicadores da não-violência e da ética na vida, que sejam, além de qualquer outra coisa, cidadãos;

· Envolver a família, a escola e a comunidade em uma ação conjunta de valorização dessas instituições frente à criança e o adolescente;


terça-feira, 21 de maio de 2013

Tornado causa Mortes nos EUA


O tornado que atingiu a região metropolitana de Oklahoma City nesta segunda-feira deixou ao menos 91 mortos, segundo nova estimativa divulgada na madrugada desta terça. O número de mortos confirmados é 51, entre eles ao menos vinte crianças, mas os legistas já informaram as autoridades da existência de pelo menos mais quarenta corpos. Com os trabalhos de resgate em andamento, as autoridades locais acreditam que o número total de mortos ainda pode aumentar. O estado de Oklahoma, no Sul dos Estados Unidos, faz parte da região atingida por fortes rajadas de vento que deixaram um rastro de destruição nos últimos dias. 

Após uma tempestade provocar uma série de tornados nos estados do Kansas, Oklahoma e Iowa no domingo, a região metropolitana de Oklahoma City foi a mais afetada nesta segunda. Este último tornado deixou ainda cerca de 145 feridos que foram levados a hospitais, destruiu várias casas e atingiu ao menos duas escolas no distrito de Moore, na região metropolitana da capital.


Segundo a rede americana CNN, as autoridades afirmaram que pelo menos sete alunos de uma das escolas morreram – todos eram crianças, já que o colégio era de ensino básico. Ao menos 75 estudantes estavam no local quando a tormenta atingiu em cheio o prédio da escola.  Em Moore, o tornado chegou perto do maior nível de intensidade na escala Fujita, com ventos acima de 300 quilômetros por hora.
Desaparecidos – Ruas e estradas foram tomadas pelo entulho, dificultando o acesso de equipes de resgate. Em entrevista na noite desta segunda, a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, afirmou que continua a busca por desaparecidos, inclusive mais crianças. O Sistema de Meteorologia dos Estados Unidos alertou os moradores a buscar locais seguros.
Além de Oklahoma, o alerta vale também para Texas, Arkansas, Kansas, Missouri, Nebraska, Iowa, Illinois, Indiana, Wisconsin e Michigan. A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, onde há dois anos um violento tornado matou 161 pessoas.
No domingo, pelo menos duas pessoas morreram e quase quarenta ficaram feridas na passagem do tornado por Oklahoma. A governadora Mary Fallin decretou estado de calamidade em dezesseis condados. Os maiores danos foram registrados em Shawnee, a 55 quilômetros de Oklahoma City. Na quinta-feira, dez tornados atingiram o Texas e mataram seis pessoas.


Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...