quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Banda Marcial Falcões da Bahia do Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira



Uma banda marcial (em inglês: marching band) é um grupo de músicos instrumentais que geralmente apresentam-se ao ar-livre e incorporam movimentos corporais - geralmente algum tipo de marcha - à sua apresentação musical. Esses grupos geralmente utilizam duas classes de instrumentos musicais: os metais, e a percussão. Sua música geralmente inclui um ritmo forte, adequado à marcha.

Além dos desfiles tradicionais, muitas bandas também apresentam field shows (do inglês, "apresentação em campo") em eventos especiais (como jogos de futebol americano) ou em competições de bandas marciais. As bandas marciais são geralmente categorizadas de acordo com a função e o estilo de field show que apresentam. Crescentemente as bandas marciais têm se apresentado em ambientes cobertos, com novos tipos de música e performances, aplicando-se então á não apenas bandas de marcha mas bandas de show.
Atualmente o número de bandas marciais é crescente e as apresentações desses tipos de banda ocorrem cada vez mais sendo muito comuns os festivais e encontros de banda e apresentações em estádios esportivos principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Instrumentos

Os instrumentos geralmente divididos entre a musical e a percussão.
Musical: lira, trompete, trombone, bombardino, tuba, trompa, sousafone e saxofone.
Percussão: bumbo, caixa, tarol, prato e surdo ou bumbo leguero
Instrumentos adicionais - musical: flauta (tranversal e doce), clarineta, escaleta, pifaro gaita-de-fole entre outros.
Instrumentos adicionais - Percussão: quadri-ton, quinto-ton, meia-lua entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO ALUNO NOTA 10 - COLÉGIO ESTADUAL DONA GUIOMAR BARRETO MEIRA

Como S er um Aluno Nota 10 O ensino fundamental não tem esse nome à toa. A partir de agora, você passará o dia inteiro fora...