sexta-feira, 26 de julho de 2013

10 maravilhas naturais do mundo

Praia do Forno, Arraial do Cabo – Brasil

Praia do Forno  só é acessível por trilha ou barco, a trilha tem 540 metros e começa no canto esquerdo da Praia dos Anjos (outra praia exuberante). O trecho inicial é uma íngreme subida pavimentada com pedras.
Após a breve subida inicial, você é dominado pela  prazerosa sensação da descida da trilha e ganha um incentivo com a deslumbrante paisagem da Praia do Forno, até então escondida atrás do morro. Muitos consideram o local tão bonito quanto Fernando de Noronha, belo arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco.

Grande barreira de corais – Austrália

Situada ao longo da costa oriental da Austrália, a Grande Barreira de Corais é o maior recife de coral do mundo. São mais de 2 mil km de extensão, que avançam 320 km de mar a dentro.
Seus maiores construtores são animais conhecidos como pólipos. Os pólipos não ultrapassam um centímetro, mas desenvolvem um esqueleto externo de calcário, que se prende a outros já existentes e criam colônias elaboradas chamadas de “corais”.
Mas isso é só o começo: a estrutura dos corais, em constante crescimento, proporciona abrigo para uma extraordinária variedade de animais e vegetação subaquática, formando uma verdadeira floresta submarina. As águas claras exibem formas e cores exóticas da fauna marinha australiana. - Livro Maravilhas do Mundo.

Niagara Falls, Ontário – Canadá

Niagara Falls ou Cataratas do Niágara, é uma cidade localizada em Ontário,  perto da fronteira canadense com os Estados Unidos, mais precisamente na fronteira com Nova York. Fica à beira das Cataratas do Niágara, no Rio Niágara. Sua população é de 78 815 habitantes.
Devido à bela paisagem natural proporcionada pelas cataratas onde a cidade está localizada, a principal fonte de renda da cidade é o turismo.

Rio subterrâneo, Porto Princesa – Filipinas

Rio Subterrâneo do PP
O Parque Nacional do Rio Subterrâneo fica na cidade de Porto Princesa, na ilha Palawan, nas Filipinas. Esse Parque é a mistura de uma paisagem fantástica de pedras calcárias com um rio subterrâneo navegável por 8,2 km. A travessia passa por uma gruta com grandes formações de estalactites e estalagmites. Na entrada do rio existe uma lagoa com água límpida e em torno das suas margens crescem árvores antigas onde bandos de macacos e morcego-raposa encontram seu habitat ideal.

Parque Nacional Tsingy de Bemaraha, Madagascar – África

Tsingy de Bemaraha National Park é um parque nacional localizado em Madagascar, na África. O local é protegido pela Unesco, entretanto, não precisa de cercas ou dezenas de guardas florestais para protegê-lo.
Ele é formado basicamente por rochas, gigantescas lâminas de pedra que garantem a segurança do lugar. Com mais de 400 quilômetros quadrados, ele é praticamente uma enorme armadilha.
Esses enormes obeliscos de calcário são cheios de lanças pontiagudas capazes de cortar qualquer pessoa, não importando o quão cuidadosos forem os seus movimentos. O parque é tão intransponível que os biólogos o chamam de “biofortaleza”, e sempre que há alguma expedição ao local novas espécies de animais são descobertas. - Mega Curioso.

Grand Canyon, Arizona – Estados Unidos

Grand Canyon
Grand Canyon encontra-se no território dos Estados Unidos. Seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos. - Wikipédia.

Ilha de Bora Bora, Polinésia Francesa – Tahiti

Bora Bora é uma ilha do grupo das Ilhas de Sotavento do arquipélago de Sociedade na Polinésia Francesa, um território ultramarino francês localizado no Oceano Pacífico.
A ilha é um atol, situado a cerca de 230 quilômetros a noroeste de Papeete (Tahiti), encontra-se rodeada por uma laguna delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus. No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude (o ponto mais alto da ilha), reminiscências de um vulcão, entretanto, extinto. O nome original da ilha em língua taitiana, Pora Pora, pode ser traduzido como nascida primeiro- Wikipédia.

Floresta amazônica, Amazônia – Brasil

Amazônia é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Esta bacia abrange sete milhões de quilômetros quadrados, dos quais cinco milhões e meio de quilômetros quadrados são cobertos pela floresta tropical. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60 por cento da floresta, seguido pelo Peru com 13 por cento e com pequenas quantidades na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana,Suriname e França (Guiana Francesa). Estados ou departamentos de quatro nações têm o nome de Amazonas por isso. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.

Cordilheira dos Andes – América do Sul

Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul. A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o monte Aconcágua com 6962 m de altitude.
A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até à Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos. - Wikipédia.

Lago Peyto, Alberta – Canadá

Lago Peyto é um lago glacial localizado no Parque Nacional de Banff , um dos parques nacionais da Montanhas Rochosas do Canadá na província de Alberta , Canadá. Recebeu este nome em memória de Ebenezer William Peyto , um guia e ex-caçador na área.
Peyto é formado em um dos vales de Waputik Gama, entre Caldeirão Pico, Pico Peyto e Jimmy Monte Simpson. Peyto Lake, em um cenário incomparável, está situada a uma altitude acima do nível do mar de cerca de 1.880 metros. Ela tem um comprimento de 2,8 km. e uma largura de cerca de 800 metros, e sua área total de 5,3 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...