quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Morte de Muamar Kadafi


]TRÍPOLI (Reuters) - O primeiro-ministro líbio, Mahmoud Jibril, disse na sexta-feira (horário local), citando um relatório forense, que o líder líbio deposto Muammar Gaddafi morreu de um ferimento a bala na cabeça quando foi atingido em fogo cruzado entre combatentes do governo interino e seus partidários após sua captura.


Relatos conflitantes surgiram sobre como exatamente Gaddafi morreu depois de ser capturado após um ataque aéreo da Otan atingir seu comboio, quando tentava romper o cerco à sua cidade natal.
'Vou ler a vocês um relatório do médico legista que examinou Gaddafi', disse Jibril em entrevista coletiva na capital Trípoli.


'Gaddafi foi retirado de uma tubulação de esgoto ... ele não mostrou qualquer resistência. Quando começamos a retirá-lo, ele foi atingido por uma bala no braço direito e quando eles o colocaram em um caminhão ele não tinha qualquer outro ferimento.'


'Quando o caminhão estava em movimento, ele passou no fogo cruzado entre os rebeldes e as forças de Gaddafi, quando ele foi atingido por uma bala na cabeça', disse Jibril, lendo o relatório.
'O médico legista não pôde dizer se (o tiro) veio dos rebeldes ou das forças de Gaddafi', disse Jibril.
Gaddafi estava vivo quando foi levado de Sirte, sua cidade natal e onde foi capturado, mas morreu poucos minutos antes de chegar ao hospital, declarou o primeiro-ministro.
Jibril afirmou que amostras de DNA e de sangue foram retiradas do corpo. Também foram colhidas amostras do cabelo de Gaddafi, mas o resultado acabou sendo 'falso', aparentemente confirmando rumores de que o temido ex-líder fez implantes de cabelo.


O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia esteve em contato com o Tribunal Penal Internacional, que queria julgar Gaddafi por crimes contra a humanidade, disse Jibril.
O tribunal queria enviar um especialista legista para inspecionar o corpo antes do enterro, ele disse, mas após ter acesso ao relatório do próprio CNT, a corte concordou que isso não seria necessário.


 




O filho de Gaddafi, Mo'tassim, também foi morto nesta quinta-feira. 'Sobre Mo'tassim há uma ferida na cabeça, uma ruptura no crânio, cinco balas nas costas e uma no pescoço', disse Jibril.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...