quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DICAS PARA O ENEM


                                     

O Enem é um exame individual, optativo, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu principal objetivo é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.
O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com base na avaliação das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento, e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.

Enquanto os vestibulares costumam promover uma excessiva valorização dos conteúdos em si, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada, colocando o estudante diante de situações-problemas e pedindo que, mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.
O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a "saber como fazer". Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.
Para maiores informações visite o site ENEM:
http://www.enem.inep.gov.br/


A PROVA SERÁ NO DIA 26 DE AGOSTO DAS 13h ÀS 18h. O boletim individual de resultados sai na 2ª quinzena de Novembro.
CONTEÚDOS: A parte objetiva da prova do Enem é composta de 63 questões que não favorecem a "decoreba", não apresentam "pegadinhas" e nem exigem "macetes".

Ao contrário de muitos vestibulares, o Exame é multidisciplinar: não é dividido por disciplinas, mas procura reunir conhecimentos de diversas áreas em uma mesma questão, relacionando-os.


A prova do Enem avalia a capacidade do estudante em resolver situações-problema, que propõe interação com a questão e a reflexão sobre ela. Mais do que os conceitos decorados e macetes, o que conta é o conhecimento adquirido na vida escolar e no dia-a-dia.
A proposta de redação do Enem é baseada em diferentes textos e linguagens que tratam de temas atuais e nacionais. Estes textos estimulam a reflexão e a avaliação a respeito dos argumentos, informações, fatos e opiniões que apresentam. A partir dessa análise, o participante do Enem deve criar um novo texto argumentativo-dissertativo, onde apresente o seu ponto de vista.
Estão dispensados de pagar a taxa de inscrição para fazer o ENEM 2007:
- Alunos do terceiro ano do Ensino Médio de instituições públicas de ensino –federais, estaduais e municipais.
- Estudantes carentes do terceiro ano da rede particular, mediante preenchimento de declaração de carência impressa no verso da ficha de inscrição e desde que na mesma conste assinatura e carimbo da Direção da escola atestando a carência.
- Concluintes do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
- Egressos, ou seja, os participantes que terminaram o ensino médio em anos anteriores e que não tiverem condições de pagar a taxa de inscrição, desde que preencham e assinem a declaração de carência impressa no verso da ficha.
Se você não se enquadrar em nenhum desses casos, deverá pagar a taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para fazer o ENEM 2007.    
O ENEM substitui o vestibular apenas nas Universidades ou Instituições de Educação Superior que assim o desejarem, pois essas instituições são autônomas e cabe a elas decidir se irão utilizar os resultados do ENEM e de que forma isso poderá ser feito.


Atualmente já são cerca de 500 Instituições de Educação Superior entre públicas e privadas que utilizam de alguma forma a nota do ENEM em seu processo seletivo.

Fonte: Portal do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...