sexta-feira, 13 de março de 2015

Por que Paris é a cidade luz?



Paris é conhecida como cidade luz. Muitas pessoas acreditam que esta denominação vem do fato de Paris ser ultra iluminada, ter todos seus monumentos iluminados, etc.
Na verdade a cidade é chamada de Cidade LUZ pois durante séculos as mentes mais iluminadas nas diversas vertentes das artes eram atraídos para Paris como os insetos são atraídos pelas lâmpadas. Assim pintores, escultores, arquitetos, músicos, bailarinos, artistas de todo o mundo mudaram para Paris, que se tornou o maior centro de artes do mundo. Não é a toa que Van Gogh, Picasso, Santos Dumont, Chopin,  etc foram para Paris.

Paris, tornou-se o centro das artes, do bom gosto, do refinamento. Em Paris não se faz um poste para segurar uma lâmpada. Faz-se uma obra de arte a qual tem uma lâmpada. Não se faz uma ponte simplesmente para passar carros. A ponte tem que ter algo de belo. Faz parte da cultura.
Em Paris as crianças com 3 a 4 anos tem aulas no Louvre. Com 7 ou 8 anos tem novas aulas no Louvre. Com 12 idem. Assim, quando ele se torna adulto já esteve no Louvre e noutros museus dezenas de vezes. Conhece arte, cultura, historia e tradição.

Os museus de Paris, e são  dezenas, estão permanente lotados e valem a pena. É comum encontrar ônibus de turismo do Brasil parado na portado Louvre por 20 minutos. Os brasileiros correm para olhar rapidamente a Monalisa e a Venus de Milo e dizem que conheceram o Louvre. Dizem que se o visitante do Louvre ficar 1 minuto vendo cada obra ele levaria 3 anos para ver tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...