segunda-feira, 23 de março de 2015

5 coisas surpreendentes que existem em nosso sistema solar


asteroide
Pallas ganha esse título sobre certas circunstâncias. Primeiro, temos de olhar Ceres, o primeiro asteroide já descoberto e, de longe, o maior. Na verdade, ele é responsável por cerca de um terço de toda a massa no cinturão de asteroides (Pallas vem em terceiro lugar, com 7%). Isto significa que Ceres ainda pode ser tecnicamente ser considerado o maior asteroide, embora tenha sido reclassificado como planeta anão.
A maior cratera de impacto
Chamado de Bacia Borealis (foto acima), que tem um diâmetro de 8500 km (5.300 milhas). No entanto, ele ainda não foi confirmado como uma cratera de impacto. Se for isso, ele teria que ser o resultado de um impacto enorme durante sua formação, e poderia nos dar informações valiosas sobre a formação de Marte.
Corpo com maior atividade vulcânica
A atividade vulcânica não é tão comum como se poderia esperar no sistema solar. Embora muitos dos corpos celestes, como Marte e até mesmo a nossa lua, mostram sinais de uma antiga atividade vulcânica, existem apenas quatro corpos confirmados que ainda possuem atualmente atividade. Além da Terra, há três luas vulcânicas: Tritão (a lua de Netuno), Io (a lua de Júpiter), e Enceladus (a lua de Saturno).
O maior objeto do Sistema solar
Representando 99 por cento da massa do sistema solar, o Sol é o maior objeto. No entanto, em 2007, por um breve período, um cometa, na verdade, tornou-se maior do que o Sol.
Ok, não foi realmente o próprio cometa que cresceu, mas o coma dela, ou seja a região nebulosa em torno do cometa feito de gelo e poeira. 17P Holmes foi descoberto em 1892 pelo astrônomo Edwin Holmes.
O mais antigo asteroide
Pesquisadores do observatório no topo de Mauna Kea, no Havaí encontraram os mais antigos conhecidos asteroides no nosso sistema solar. Em uma estimativa de 4550 milhões anos de idade , estes asteroides são muito mais velhos do que qualquer dos meteoritos que já caíram na Terra.
Fonte: ListVerse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...