segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cratera de resultado de impactos de meteoros pelo Planeta!!!

A cratera de Wolfe Creek, na Austrália, foi formada por um meteorito que caiu na Terra 300 mil anos atrás. O meteoro tinha uma massa de cerca de 50.000 toneladas e deixou uma cratera de cerca de 875 metros (2870 pés) de diâmetro. A cratera que restou foi provavelmente cerca de 120 metros de profundidade. Durante os próximos 300 mil anos o vento gradualmente foi preenchendo com areia e hoje o chão da cratera é de 60 metros (200 pés) abaixo da borda, que se eleva 25 metros acima do deserto ao redor da terra plana. Um pequeno número de meteoritos de ferro foram encontrados nas proximidades da cratera. A cratera foi descoberta durante um levantamento aéreo em 1947, embora os povos aborígenes saberem da cratera há milhares de anos.
Uma cratera relativamente jovem, a cratera Amguid é o resultado de um impacto de meteoro cerca de 100.000 anos atrás. Ela está localizada em uma área remota no sudoeste da Argélia. A cratera de impacto de meteorito é perfeitamente circular, com seus 450 metros (1476 pés) de diâmetro e 30 metros (100 pés) de profundidade. O topo do aro da roda é coberto por blocos de arenito que tem vários metros de diâmetro. O centro da cratera é plana, e é preenchido por lodos.




A cratera Pingualuit foi criada a cerca de 1,4 milhões de anos pelo impacto de um meteorito que tinha a força de 8500 bombas atômicas de Hiroshima. Possui 3,44 km (2,14 milhas) de diâmetro e 400 metros (1.300 pés) de profundidade. O lago no fundo da cratera tem uma profundidade de 270 metros (890 pés) e contém algumas das águas mais puras do mundo. O lago não tem entradas ou saídas aparentes, assim que a água acumula-se da chuva e da neve e só se perde por evaporação. A cratera foi descoberta em 1943, por um avião Força Aérea dos EUA em um vôo meteorológicas. Pingualuit significa "onde a terra se levanta", na língua Inuit local

O Lago Lonar em Maharashtra, foi formado há cerca de 50.000 anos atrás, quando um meteorito atingiu a superfície. O lago de água salgada e rocha basáltica tem um diâmetro médio de 1,2 km (3.900 pés) e tem cerca de 137 metros (449 pés) abaixo da borda da cratera. Numerosos templos circundam o lago, a maioria dos quais estão em ruínas, com exceção de um templo de Daityasudan, no centro da cidade Lonar, que foi construído em honra da vitória sobre o gigante Vishnu Lonasur. A cratera em si é uma viagem divertida e na vegetação do entorno é um deleite para os ornitólogos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...