quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hoje tem Eclipse Lunar Total!

Nesta quarta-feira, Sol, Terra e Lua estarão alinhados, e nosso satélite passará pela sombra da Terra projetada no Espaço. Veja esquema abaixo:

Teoricamente, a Lua deveria “desaparecer” do nosso céu quando entrar no cone de sombra (“umbra”). Contudo, a atmosfera terrestre acaba realizando o papel de uma grande lente, desviando alguns raios solares em direção ao cone de sombra. São estes raios solares que, incidindo na superfície lunar, dão ao nosso satélite uma coloração avermelhada. Na imagem abaixo é possível perceber a mudança de tonalidade da Lua durante um eclipse lunar total.
Crédito : Fred Espenak - www.mreclipse.com
 
O eclipse de hoje terá início por volta das 16:22. Infelizmente, a Lua não estará visível para nós neste horário. Ela irá “nascer” no horizonte leste por volta das 17:45, já totalmente eclipsada e com uma coloração avermelhada. Poderemos acompanhar a fase total do eclipse até as 18:02, quando a Lua começará a sair do cone de sombra da Terra e, pouco a pouco, voltará a ser iluminada diretamente pelo Sol. Esta transição se finalizará por volta das 19:02.
Para acompanhar este fenômeno, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) e o Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina – UEL realizarão uma sessão de observação astronômica com diversos telescópios, a partir das 17:30, no estacionamento do Restaurante universitário, no campus da UEL.
Além da Lua, será possível observar o planeta Saturno e seu belo sistema de anéis, como na imagem abaixo.

Crédito: John Blomquist

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...