segunda-feira, 13 de junho de 2011

ESCOLA MUNICIPAL LUIZ RODRIGUES DE ARAÚJO - CUMINÂNÇIA PROJETO DENGUE

CUMINÂNÇIA PROJETO DENGUE
 
GALERA DA 4° FASE A
 
4° FASE C
 
 
 
 
 
 
 
 
A palavra dengue tem origem espahola e quer dizer "melindre", "manha". O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus. A infecção pelo vírus, transmitida pela picada do mosquito , uma espécie hematófaga originária da Africa que chegou ao continente americano na época da colonização. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimentos.
 

É este um problema que cresce bastante nesta época do ano em todo o país, principalmente após as chuvas, em Itororó não é diferente, o número de casos de dengue esta elevadissimo e por este motivo a nossa equipe recolheu algumas maneiras de evitar esse mosquito que transmite o vírus, salientando que além de ser um trabalho do Poder Público é também um trabalho individual, aonde é necessário que cada um faça a sua parte.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propicios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasinhos de plantas  jarros de flores, garrafas caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

  • Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada
  • Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de corre pelas calhas
  • Não deixe a água de chuva acumulada sobre a laje.

  • Lave semanalmente com escvova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.
  • Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água.

  • Encha de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.

  • Garde garrafas sempre de cabeça para baixo.

  • Coloque o lixo em saco plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios. 

A dengue é tratada como algo serio, pois a mesma pode levar a morte. É preciso a prevenção desta doença e com foi citado acima, com pequenas atitudes pode evitar esse mosquito transmissor do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...