quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Rio Jardim na pratica de esportes.




Que o esporte praticado na infância proporciona vários benefícios para a criança, muitos pais já sabem. Isso muitas vezes faz com que eles procurem atividades físicas para os pequenos desde cedo, às vezes antes mesmo do recomendado pelos especialistas. Talvez o faça até mesmo com a idéia de o filho se tornar um grande esportista.

O que os pais precisam saber é que o esporte contribui para o processo de desenvolvimento se considerado como atividade recreativa e iniciados no tempo apropriado. Primeiramente é de fundamental importância os pais não caírem naquela cobrança de esperar do filho o desempenho de um vencedor. Nessa fase da vida, os professores não ensinam todos os fundamentos do esporte, e sim proporcionam ao aluno apenas uma introdução do mesmo adaptado à sua faixa etária.


Quanto à escolha da modalidade mais adequada à faixa etária, é necessário considerar o estágio de desenvolvimento físico, motor e psicológico. Como a natação requer somente movimentos básicos, pode ser iniciada a partir dos seis meses. Após os quatro anos, a criança corre e salta, movimentos que propiciam a prática da ginástica olímpica ou de balé.


É interessante permitir à criança conhecer várias atividades, estimulando-a, porém sempre respeitando suas aptidões e gostos. Como foi citado anteriormente acerca dos benefícios, vale ressaltá-los após os cuidados mencionados: fortalecimento da musculatura e dos ossos, melhora a postura e o sistema cardiorrespiratório. Os benefícios em longo prazo também podem ser sentidos, como: peso equilibrado, prevenção da obesidade e da osteoporose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...