segunda-feira, 30 de agosto de 2010

            O Painel Intergovernamental para Alterações Climáticas deverá sofrer alterações no seu modo de funcionamento e de liderança, defende um grupo de especialistas, designado de Conselho Inter-Académico. Os membros de academias científicas entendem, contudo, que o grupo da ONU em geral funciona bem. Uma série de erros tem afectado a credibilidade do Painel, que em 2007 recebeu o Prémio Nobel da Paz.

        O grupo de trabalho da ONU para as alterações climáticas funciona bem, regra geral, mas deveriam ser introduzidas mudanças: precisa de um director executivo, maior abertura e mudanças mais regulares de liderança. Os membros de 15 academias científicas de diferentes países sublinham a necessidade de maiores cuidados do Painel aquando da revisão das suas investigações.

        Esta é uma alusão a erros de conclusões no Painel da ONU, como aquele do relatório de 2007, em que dizia que o gelo dos Himalaias iria derreter antes de todos os outros, podendo mesmo desaparecer até 2035. Do mesmo modo, o Painel errou por escesso a calcular a percentagem de território holandês abaixo do nível do mar, estimando em 55 por cento (contra os 26 por cento calculados pelo Governo da Haia). 

        Neste sentido, o presidente do Conselho Inter-Académico lembra que "trabalhar sob o olhar atento do público, como é o caso do Painel, requer uma direcção forte, a participação ininterrupta e entusiasta dos melhores cientistas e uma capacidade de adaptação e um compromisso com a transparência".
Harold Shapiro apontou ainda que "a resposta pública do Painel aos seus erros foi muito lenta e inadequada", tendo esse facto sido reconhecido pelo organismo.
        O presidente do Painel Intergovernamental anunciou que o seu futuro será decidido pelos Estados membros do painel, que por sua vez é composto por delegados governamentais dos países membros da ONU. O indiano Rajendra Pachauri está em funções desde 2002, tendo sido reconduzido em Setembro de 2008.


Sugestões ao Painel para Alterações Climáticas:

 - Limitar a duração do mandato do presidente (actualmente são dois mandatos de seis anos), bem como dos presidentes dos três grupos de trabalho, para "conservar uma variedade de perspectivas e uma abordagem nova a cada avaliação";
 
 - Criar um comité executivo de especialistas externos, de preferência com o máximo de 12 elementos sem ligações ao Painel ou mesmo à climatologia, para "melhorar a sua credibilidade e independência";
 
 - Nomear um director executivo, que dirija as tarefas do quotidiano, o secretariado e faça declarações em nome do Painel;
 
 - Alterar orientações quanto à utilização de dados não publicados em comunicações científicas mas para consulta dos pares (como definir o tipo de bibliografia aceite e sua origem);
 
 - Harmonizar as referências ao nível de "incerteza", uma vez que no último relatório cada um dos três grupos de trabalho "exprimiu-se de diferentes formas" neste aspecto;
 
 - Melhorar a comunicação do Painel, dificultada pela complexidade da climatologia e pela "necessidade crescente de se dirigir a um público que ultrapassa o círculo dos cientistas e dos Governos".
 
 
 
 

Credibilidade não afectada 

        As sugestões dos cientistas do Conselho Inter-Académico foram hoje apresentadas na ONU, mas não colocam em causa as avaliações do Painel Intergovernamental. "O método utilizado pelo Painel para produzir as suas avaliações periódicas foi em geral coroado de sucesso", escreveram os membros do Conselho Inter-Académico.

       Também a comissária europeia para o clima desvaloriza os erros do Painel, dizendo que as recomendações dos peritos não afectam "os avisos do Painel aos políticos e ao mundo sobre o aquecimento".

        Os cientistas consideram que o Painel só deveria emitir dados quantitativos sobre a probabilidade de ocorrência de um acontecimento quando tivesse "dados suficientes para o fazer".

        A divulgação dos erros do Painel deu origem a um ambiente de desconfiança, por altura da Cimeira do Clima, que decorreu no final do ano passado em Copenhaga. Vários académicos, que participaram nas investigações do Painel, pronunciaram-se publicamente a favor de mudanças naquele organismo.

        Criado há 21 anos, o Painel publica em cada seis ou sete anos um relatório sobre as alterações climáticas. O próximo documento deverá ser publicado em 2014.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...