terça-feira, 24 de novembro de 2015

Planeta recém-descoberto tem quatro estrelas mãe

O Planeta Terra tem apenas uma estrela-mãe, o Sol que fica há 150 milhões de quilômetros de nós, mas existem outros planetas em sistemas muito diferentes do que a nossa. Sistemas de estrelas binárias são mais comuns do que as estrelas individuais, embora que planetas com sistemas triplos de estrelas sejam mais raros, eles não são desconhecidos. No entanto, os astrônomos já identificaram um planeta que consiste de um sistema estelar quádruplo. A existência do planeta foi confirmada por meio de observações do Observatório Palomar, na Califórnia. A pesquisa foi descrito no Astronomical Journal .
O planeta, que é considerado um “Júpiter quente”, foi apelidado de 30 Ari, localizado na constelação de Áries, há 136 anos-luz da Terra. Não está habitável, e nem tem chances de ser favorável à vida, já que é extremamente próximo da sua estrela principal. Leva em torno de três dias para o planeta complete sua órbita.
1
O sistema estelar quádruplo 30 de Ari é apenas o segundo exoplaneta em tal sistema a ser confirmado. Segue-se a descoberta de KIC 4862625 2013, que está a cerca de 5.000 anos-luz de distância. O planeta foi descoberto através de observações do telescópio espacial Kepler, da NASA. Espera-se que mais planetas em sistemas não convencionais sejam descobertos, a fim de aumentar um pouco mais sobre o conhecimento destes planetas que se formam sob uma variedade de condições.
Este sistema é bastante estranho, no entanto, as estrelas do sistema estão em uma longa distância uma da outra. A estrela primário e a estrela secundária estão há 44.000 unidades astronômicas (UA) de distância uma da outra. Uma UA (Unidade Astronômica) é a distância média entre a Terra e o Sol. A terceira estrela no sistema está mais próxima do sistema binário, uma vez que seja de 28 UA distância. A quarta estrela descoberta é o mais práxima, há 23 unidades astronômicas.
Embora pareça contraditório, a quarta e a estrela mais próxima não parece desempenhado um papel na formação de 30 de Ari. No entanto, a atração gravitacional complexa dos outros três são acreditados para ter influenciado o tamanho do planeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...