domingo, 26 de abril de 2015

Você sabia que o Brasil tem um vulcão?


Tudo sobre Vulcões: Você sabia que o Brasil tem um vulcão?

Você provavelmente não sabia, mas no Brasil, a milhões de anos atrás, os vulcões iam da Amazônia até Santa Catarina. Geólogos brasileiros também descobriam intrigantes indícios de um antigo vulcão inativo no Rio de Janeiro, mas por enquanto, o vulcão de Nova Iguaçu é apenas uma hipótese científica, que ainda necessita de mais estudos para ser validada.

Vulcão RJ

Porém, pelo menos uma descoberta está confirmada: o vulcão na Amazônia! Sim, o Brasil tem um vulcão, e não é 'qualquer' vulcão, não... segundo os cientistas, é simplesmente o vulcão mais antigo do planeta Terra!

Ele está localizado na Amazônia, entre os rios Tapajós e Jamanxin, e tem 1,9 bilhão de anos! Esse gigante adormecido pode ter chegado a 400 metros de altura, e faz parte de uma área de rochas vulcânicas chamada de Uatumã, que se espalhava sobre Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e até Venezuela e Suriname.

Vulcão na Amazônia

Mas, segundo os cientistas, você não precisa se preocupar, pois esse gigante está inativo há muitíssimo tempo, e não há nenhum indício de que ele volte a representar algum risco.

Já pelo mundo afora a situação não é tão confortável... Veja algumas  curiosidades sobre vulcões ao redor do mundo:
  • Um dos mais conhecidos vulcões em erupção da atualidade é o Etna, situado no extremo oriental da ilha da Sicília, na Itália, com mais de 3.000 metros de altitude;
  • Segundo os cientistas existem pelo menos 550 vulcões ativos no mundo;
  • A lava de um vulcão pode chegar a 2 mil ºC;
  • Vulcões em erupção causam desmatamento nas florestas. A lava quente incendia árvores e destrói casas em seu caminho;
  • A fumaça liberada pela erupção pode causar problemas respiratórios nas pessoas que vivem perto de um vulcão;
  • Um dos mais famosos desastres já causados por vulcões foi a erupção do Vesúvio, na época da Roma antiga, que 'mumificou' a cidade de Pompéia;  
  • O maior vulcão ativo do mundo atualmente é o Mauna Loa, no Havaí, medindo aproximadamente 5,2 mil km²;
  • O maior vulcão do planeta Terra é o "Tamu Massif", um vulcão submarino, localizado no Oceano Pacífico a leste do Japão. Sua área é de aproximadamente 310 mil km quadrados e uma largura de 650 km, sendo o maior vulcão terrestre já descoberto, e o vulcão mais largo de todo o Sistema Solar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...