terça-feira, 1 de março de 2011

Petrolina na rota do crescimento

Estudo do Instituto Josué de Castro mostra que cidade tende a ser uma metrópole para a região e terá um forte setor de serviços




Como será Petrolina no futuro? Segundo pesquiza, a cidade tem tudo para se transformar numa metrópole nas próximas décadas. Além do crescimento econômico provocado pela fruticultura, colaboram nessa perspectiva a instalação e consolidação de instituições educacionais, como as universidades e escolas técnicas, e a forte expansão do setor de serviços e do comércio. Lóssio baseia sua previsão no estudo ue a prefeitura encomendou ao Instituto Josué de Castro e que se transformou no livro Petrolina de Futuro – Plano de Ação Participativo e Descentralizado.

“O objetivo do estudo é ser um mapa que aponta para o desenvolvimento do município”, explica o prefeito. As informações, segundo professor, vão permitir que governo municipal desenvolva um trabalho planejado para estimular o crescimento do município nos próximos 10 anos. 


“Petrolina é uma das poucas cidades de porte médio do Semiárido nordestino com características de uma metrópole”, disse o prefeito. Para ele, a alavanca principal é o investimento em educação e a qualificação profissional. “Hoje além de sermos um importante pólo de fruticultura, também conseguimos agregar conhecimento. Temos as escolas técnicas e também as universidades como a UPE, a Univasf e a Facape”, acrescenta, Professor da Univasf, ressalta que o setor de serviços também se destaca na cidade. “Temos um grande pólo de saúde tanto na área pública como privada. Nosso comércio também está em expansão, estamos recebendo aqui importantes concessionárias das mais diversas marcas de carros, europeus, asiáticos, americanos. Falta-nos ainda consolidar nosso polo industrial, mas passo a passo nós vamos conseguir isso”, acredita.

REFERÊNCIA
Segundo Professor, o crescimento de Petrolina vai cada vez mais deixar de depender apenas da fruticultura e passará a se concentrar no setor de serviços. “A fruticultura é o grande motor da região, sem dúvida. Mas com o aumento da irrigação em cidades próximas, Petrolina vai acabar se tornando uma referência para esses locais como um pólo de serviços comerciais, de saúde e educação”, prevê. “E isso é bom, porque para a fruticultura existe um limite que é a área irrigada. Para os serviços não existe limite. Quanto maior a demanda, mais poderemos oferecer, gerando empregos e renda”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...