“No Brasil não há terremotos”, essa afirmação não é verdadeira. O Brasil tem terremotos, mas em pequena escala, ou seja são quase imperceptíveis. Existe exceções, claro, em alguns momentos os terremotos podem ser sentidos e raramente causam estragos.
De acordo com Geor Sand, professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), até março de 2011 somente dois terremotos passaram de 6 graus na escala Richter. O primeiro aconteceu em Porto dos Gaúchos (MT), com 6,2 graus e o segundo em Vitória (ES), com 6,1 – ambos aconteceram em 1955.
Esses terremotos ocorrem por causa de falhas geológicas no territória brasileiro e na maioria das vezes elas se movem apenas alguns milímetros. Para você ter uma ideia, os terremotos que ocorrem no Brasil ficam entre 3 á 4 graus na escala Richter, isso apenas causa um susto nas pessoas.
O professor afirma que os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte são os que mais ocorrem esses “mini-terremotos”. Pode ficar tranquilo, os terremotos mais fortes já registrados que citamos aqui, apenas causaram susto nas pessoas e felizmente ninguém morreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário