segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lago na Islândia permite mergulho entre duas placas tectônicas!!

A distância entre as duas placas é tão grande que pode-se mergulhar e nadar entre elas
A distância entre as duas placas é tão grande que pode-se mergulhar e nadar entre elas - Foto: Alexander Mustard

Entre tantos lugares incríveis para se visitar no mundo, um deles se destaca. Localizada no lago Þingvallavatn, na Islândia, Silfra é uma fenda marítima que possibilita ver 'in loco' o distanciamento entre duas das principais placas tectônicas que formam a crosta terrestre. Considerada única região do mundo onde é possível ver este feito, a fenda aumenta cerca de 2,5 cm por ano e está situada dentro do Parque Thingvellir.

A distância entre as duas placas é tão grande que pode-se mergulhar e nadar entre elas. Ao contrário do imaginário popular, as placas tectônicas não ficam necessariamente a centenas de metros abaixo do solo. Em Þingvallavatn é possível encontrá-las a 25 metros de profundidade, porém há regiões em que elas estão até 60 metros abaixo d'água.

A enorme fissura que existe atualmente começou como uma pequena e estreita caverna e com o passar dos anos se transformou numa gigantesca fenda submarina. O local é pouco visitado, pois a temperatura média da água é de 4ºC e só permite mergulhos com trajes próprios para baixas temperaturas. Contudo, quem conhecer a região terá uma experiência única ao nadar entre ambas as placas.
Durante o mergulho também é possível visitar a "Arnarnes Strytur" que é uma chaminé hidrotermal. O local libera água a 80ºC que entra em reação com o líquido ambiente que está numa temperatura de 4ºC e cria uma 'nuvem' turva na região, contrastando com a pureza da água dentro do lago. Entre tantas belezas submersas, a chaminé é a segunda região mais visitada dentro do Þingvallavatn, perdendo apenas para a fenda de Silfra.


Parque Nacional Thingvellir

Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2004, a região possui um terreno muito acidentado devido a constante ação geológica que existe no local. Com vulcões, gêiseres e cascatas, o Parque ganhou fama mundial por ser um dos melhores lugares do mundo para se estudar a ação das placas tectônicas.
Além da importância ambiental, o Parque Nacional Thingvellir também é famoso na Islândia por sua relevância histórica. Em 930, um grupo de homens se reuniu no local para fundar o Alþingi que é o nome dado até os dias atuais ao Parlamento da Islândia. Em 1944, também no mesmo lugar foi proclamada a independência do país.


Como chegar

Com voos saindo de São Paulo rumo a Reykjavik, as passagens aéreas custam a partir de R$ 3440. O percurso é operado por companhias internacionais e possui duas escalas.
O caminho entre Reykjavik, capital da Islândia, até o Parque Nacional Thingvellir deve ser realizado pela Rota 1 que é a única rodovia existente no país. Ela circunda a nação insular e leva os turistas até o Parque, entre outros destinos turísticos islandeses. Outra opção é comprar um pacote turístico que já inclua guias e o traslado para conhecer Thingvellir.



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Pacto Pelo ensino Médio - COLÉGIO ESTADUAL DONA GUIOMAR BARRETO MEIRA - EXTENSÃO MASSAROCA




                    
Para entender o objetivo desse programa é importante pensar no significado da palavra “pacto” como um sério acordo entre duas ou mais partes. Diante disso, o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio é um programade formação continuada que propõe uma ação institucional envolvendo agentes federais e estaduais que compactuaram em torno de um objetivo comum, qual seja, o fortalecimento do Ensino Médio no Brasil. Esse fortalecimento precisa partir de ações concretas e, para isso, é necessário saber quais são as fragilidades do Ensino Médio atualmente e também o que se quer fortalecer. No tocante a essa etapa específica da Educação Básica sabemos que, em nosso país, vivemos problemáticas de diversas naturezas, como necessidade de maiores investimentos,  ampliação das taxas líquida e bruta de escolarização1 e redução da evasão 2 , por  exemplo. Levando em consideração tais problemáticas podemos afirmar que o Ensino Médio brasileiro tem hoje o desafio urgente de ampliar seu alcance, pois o atendimento ainda é inferior ao que se deseja, pois atende a pouco mais de 50% dos(as) jovens de 15 a 17 anos do país. Esse desafio deve ser visto sob a perspectiva da universalização da educação básica no Brasil, meta constitucional garantida em direito desde as emendas 14 e 59 da Constituição Brasileira de 19883. Existe, portanto, um desafio a respeito da ampliação dessa oferta, mas obviamente também há um desafio em relação à permanência desses jovens no Ensino Médio e à qualidade da escola que frequentam. Vemos, assim que não se trata apenas de investir mais ou expandir a oferta, mas também atentar para as condições concretas que as escolas da rede pública precisam ter para manter o(a) estudante e ofertar um ensino de qualidade. De forma breve, portanto, o fortalecimento do Ensino Médio é projetado, pelo Pacto, em um duplo sentido, tanto quantitativo quanto qualitativo. Assim, não se trata apenas de aporte de recursos, mas também de qualificar a oferta tendo em mente qual o tipo de Ensino Médio que se deseja oferecer para as juventudes brasileiras. Nesse aspecto o Pacto é claro, trata-se de oferecer  condições às escolas para a ampliação da oferta na perspectiva do atendimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio 4 . Tais diretrizes, aprovadas  desde 2011, trazem avanços importantes tendo como elemento central a formação humana integral, mediante um currículo integrado assentado nos eixos articuladores trabalho, ciência, tecnologia e cultura. O grande desafio é a implementação dessas diretrizes nas escolas de ensino médio, materializá-las na prática das escolas de todo o país. Com esse objetivo, o programa propõe uma ação conjunta – e por isso o nome “pacto” – que envolve o governo federal, através do MEC, os entes federados estaduais – como executores da ação – e também a universidade pública como agente interveniente formador de profissionais, no sentido de que a universidade pode e deve ter atuação no Ensino Médio como parte da sua função 
pública. O objetivo básico do Pacto, portanto, é envolver estados e universidades públicas brasileiras, por intermédio da federação, em uma ação coordenada que busca cumprir alguns dos objetivos que citei anteriormente e outros ainda, em prol da superação das fragilidades do Ensino Médio brasileiro e desenvolvimento da educação básica de nosso país.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

10 COMPARAÇÕES BIZARRAS DE TAMANHO QUE IRÃO PERTURBAR SUA MENTE!!


1. Esse é o Megalodon, o maior tubarão que já viveu na Terra. 

Outra comparação, com o T-Rex, um dos maiores dos dinossauros:

2. Talvez você já tenha visto essa imagem do Sol comparado aos nossos planetas:

×Powered By BRApp


Mas vejam só comparado ao tamanho de uma das maiores estrela do universo:

×Powered By BRApp


3. Esse é um pai comparando um bebê recém-nascido com uma arma:

)×Powered By BRApp

4. A Baleia Azul é o maior animal vivo na× Terra atualmente. Elas podem chegar aos 30 metros de comprimento.

)Powered By BRApp

5. Essa é a mão do lutador da ×WWE André, segurando uma lata de cerveja em tamanho normal:

×Powered By BRApp

Sim, ele é um gigante, praticamente.
6. Essa é uma especie de Morcego, comparado a um homem:


7. Monte Olimpo é o maior vulcão do nosso Sistema  , localizado em Marte. Comparado a maior montanha do planeta Terra, o Monte Everest, com mais de 8 mil metros:


8. A Baleia Azul é o maior animal vivo na Terra atualmente. Elas podem chegar aos 30 metros de comprimento.



9. Esse é o tamanho do planeta Plutão, comparado com a Rússia:

Sim, a Rússia é praticamente do mesmo tamanho que Plutão.

10. E esse é o tamanho de Plutão, perto de Júpiter:


Fonte: [ Combo/Reddit ]

10 lugares com águas extremamente cristalinas.


Ilha Linapacan:


Ilhas Maldivas:



Bodrum



Cala Macarelleta, na Ilha Minorca



Piscina natural To Sua Ocean Trench, na Ilha Lotofaga



Vale de Jiuzhaigou



Sabah



Jenny Lake, no× Nacional de Grand Teton



Bonito



Ilha Panari


Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...