quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente - Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira


Trabalhos sobre o Meio Ambiente Professor Saúde Ribeiro




Cuidando do Planeta Terra
Falar sobre meio ambiente tem se tornado cotidiano em diferentes locais de nossa convivência, na escola, no trabalho, nos cursos e dentro de casa. A publicidade agora mostra as faces da não preservação ambiental gerada ao longo de anos de destruição, falta de cuidado e egoísmo. O que ocorre é que, na maioria das vezes, esse diálogo permanece na fala, sem uma prática efetiva. 



Assim, os professores de uma maneira multidisciplinar devem incentivar os alunos e, principalmente, os pais, tios e avós dos estudantes, que já possuem hábitos - há muito formados – a colocar em prática àqueles que são indispensáveis em razão da realidade atual do planeta. 






Para que o dia seja comemorado de uma maneira diferente, sugiro que o professor entenda o que é o dia Internacional da Ecologia e do Meio Ambiente na página:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm e a partir desse entendimento busque com os outros professores e coordenação pedagógica o que cada um pode fazer em sua disciplina para incentivar o consumo consciente, a preservação da água, do solo, das plantas e animais. 


Trabalhando esses assuntos em sala de aula, o aluno desperta seu interesse, fazendo com que ele ensine e corrija as falhas das pessoas com as quais convive. Além disso, é interessante que a equipe de professores faça uma semana ambiental para discussão dos problemas globais, mas principalmente dos problemas locais relacionados ao tema. Nesse período deve haver debates e ideias para melhorias que podem ser realizadas em casa, na escola e, depois, na comunidade, com possíveis reivindicações aos governantes. 


Algumas visitas a casas de alunos e outros moradores devem ocorrer para sugerir maneiras de estabelecer uma harmonia ecológica, ensinando como fazer a separação de lixo corretamente e a compostagem, pesquisando o local mais próximo das casas para envio de materiais recicláveis e pilhas, ou a entender a rotina dos catadores de lixo do setor, pessoas tão importantes no contexto social e ecológico. Pode-se combinar com a vizinhança um dia e horário melhor para todos, para que estes catadores recolham materiais descartados pela maioria, mas que também são fontes de renda para muitas pessoas. 
Com estas atitudes, não só comemora-se a data, mas se proporciona formas de rever os hábitos e atitudes para a melhoria do meio ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...