segunda-feira, 6 de junho de 2016

Geografia ambiental

A Geografia Ambiental interessa-se pelos estudos acerca do meio ambiente e da preservação da natureza, configurando-se como uma área essencialmente interdisciplinar.


Geografia ambiental 
A Geografia Ambiental também é uma forma de promoção da educação ambiental

Geografia Ambiental é a área dos estudos geográficos que se preocupa em compreender a ação do homem sobre a natureza, produzindo o seu meio de vivência e a sua transformação. Nesse sentido, também é objetivo desse ramo do saber o conhecimento a respeito das consequências dessas ações antrópicas e dos efeitos da natureza sobre as atividades socioespaciais.
A principal ênfase dos estudos ambientais na Geografia refere-se aos temas concernentes à degradação e aos impactos ambientais, além do conjunto de medidas possíveis para conservar os elementos da natureza, mantendo uma interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, como a Biologia, a Geologia, a Economia, a História e muitas outras.
Nesse sentido, o principal cerne de estudos é o meio ambiente e as suas formas de preservação. Entende-se por meio ambiente o espaço que reúne todas as coisas vivas e não vivas, possuindo relações diretas com os ecossistemas e também com as sociedades. Com isso, fala-se que existe o ambiente natural, aquele constituído sem a intervenção humana, e o ambiente antropizado, aquele que é gerido no âmbito das práticas sociais.
De um modo geral, é possível crer que o mundo e os fenômenos que nele se manifestam são resultados do equilíbrio entre os mais diversos eventos. Desse modo, alterar o equilíbrio pode trazer consequências severas para o meio ambiente, de forma que se tornam preocupantes determinadas ações humanas, como o desmatamento, a poluição e a alteração da dinâmica dos ecossistemas.
Nesta seção você encontrará uma gama variada de textos sobre o meio ambiente, incluindo temas como o efeito estufa, os diversos tipos de poluição, o debate sobre o aquecimento global, as condições de preservação e recuperação dos biomas, as conferências e ações para a resolução de problemas ambientais e climáticos, entre outros.

Os mistérios do planeta Terra


Os mistérios do planeta Terra 
As montanhas são formadas a partir de energias contidas no interior da Terra.

O planeta Terra é o único que abriga vida, pelo menos é o que sabemos até o presente momento. Entre todos os planetas do sistema solar a Terra é a que se encontra em uma posição equilibrada em relação à proximidade com o Sol, que não é muito próxima e nem muito distante, pois se fosse perto demais as temperaturas seriam muito elevadas, ou se muito distante teríamos uma temperatura extremamente baixa, ambas as situações impediriam a proliferação de vidas. 

Outra particularidade decorrente ao aspecto apresentado é a existência de água no estado líquido, entretanto, a Terra tem partes conhecidas, mas não com informações precisas, como é o caso do interior do planeta. 

A partir da curiosidade humana e das pesquisas são realizados monitoramentos do centro do planeta por meio de sondas sísmicas e campos magnéticos, assim foi constatado que a Terra possui três camadas: a crosta, o manto e o núcleo. 

As camadas interiores de nosso planeta concentram uma enorme quantidade de energia que pode ser percebida pelo homem quando afloram à superfície em forma de erupções vulcânicas e abalos sísmicos, incluindo a direta influência na constituição das montanhas e dos minerais preciosos. 

Apesar da aparência estática que a Terra possui, ela é dinâmica e cheia de energia, o que faz com que seja um planeta majestoso e misterioso, em razão das coisas que o homem ainda desconhece.

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...