domingo, 26 de abril de 2015

Como fica cada Continente se todo o gelo do Planeta derreter?


O que acontece se todo o gelo do nosso planeta derreter? Cristo redentor submerso

Preservação do planeta Terra, 'efeito estufa', aquecimento globalburacos na camada de ozônio, etc. De fato o assunto é mesmo muito importante, e nunca é tratado com a devida dedicação.


Para tentar chamar a atenção para esse problema, existe até o 'Dia da Terra', que foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970. Porém, essa data tão representativa nunca foi muito valorizada, sendo reconhecida pela ONU apenas a partir de 2009, quando foi instituído o 'Dia Internacional da Mãe Terra',comemorado todo dia 22 de abril. Recentemente, até o Google reconheceu a importância da data, e fez até um 'Questionário do Dia da Terra', com direito a 'Doodle' e tudo mais, onde você pode descobrir que animal você seria. Esse questionário foca na preservação através da valorização da natureza. Iniciativas como essa ajudam muito na preservação do nosso único lar: o lindo Planeta Terra!

Google Doodle - Dia da Terra - Questionário do Dia da Terra


Porém, se essa conscientização demorar muito, cientistas já tem péssimas perspectivas para o futuro, e uma delas é o derretimento das calotas polares. Mas sempre fica a dúvida: -" Afinal, como ficaria o nosso planeta se todo o gelo do mundo derretesse?"


Para responder a essa pergunta, a 'National Geographic' fez um estudo, com direito a mapas e imagens, e conseguiram simular com muita precisãocomo vai ficar nosso planeta se todo o gelo dos polos derreter.


Veja, segundo a National Geographic, como o planeta ficaria se todas as geleiras do mundo descongelassem:


América do Norte e Central

Se o gelo do mundo derreter - América do Norte.jpg
Clique na Imagem para ampliar - Reprodução/NationalGeographic

Praticamente todo o litoral do Atlântico iria desaparecer, desde o Canadá, passando pelas cidades de Nova York até Miami, que junto com toda a Flórida, ficaria totalmente submersa. Praticamente todas as ilhas caribenhas desapareciam do mapa, junto com suas mais belas praias. Do outro lado, no Pacífico, Califórnia e São Francisco se transformariam em pequenas ilhas, e o Havaí praticamente desapareceria, restando apenas o topo de suas montanhas mais altas acima do nível do mar.


América do Sul

Se o gelo do mundo derreter - América do Sul
Clique na Imagem para ampliar - Reprodução/NationalGeographic

A bacia do Rio Amazonas se uniria com a do Rio Paraguai. Buenos Aires, a costa do Uruguai e a maior parte do Paraguai sumiriam debaixo d'água. Na costa brasileira, praticamente todas as cidades litorâneas também desapareceriam sob as águas, e as "praias" avançariam até a região onde hoje estão as Serras do mar. 


África

Se o gelo do mundo derreter - África
Clique na Imagem para ampliar - Reprodução/NationalGeographic

Em comparação com os outros, o continente africano seria o menos afetado. Mas se você já está pensando em se mudar pra lá, pode desistir, pois a temperatura do planeta o tornaria inabitável.


Europa

Se o gelo do mundo derreter - Europa
Clique na Imagem para ampliar - Reprodução/NationalGeographic
Londres, Holanda e boa parte da Dinamarca seriam cidades submersas. O Mar Negro e o Mar Cáspio seriam tomados pelo Mediterrâneo.

Ásia

Se o gelo do mundo derreter - Ásia
Clique na Imagem para ampliar - Reprodução/NationalGeographic

China e de Bangladesh, com suas superpopulações seriam inundadas, assim como boa parte da Índia. O Camboja viraria uma ilha e o Japão perderia boa parte de seu território. A maioria das ilhas asiáticas também sumiriam debaixo d'água.


Oceania

Se o gelo do mundo derreter - Oceania
Clique na Imagem para ampliar - Reprodução/NationalGeographic

A Austrália ganharia um mar interno, quase como uma baía, mas sua área habitável, que hoje abriga 80% de sua população ficaria submersa.


Antártica

Se o gelo do mundo derreter - Antártica
Clique na Imagem para ampliar - Reprodução/NationalGeographic

O continente está coberto com 80% do gelo do mundo. Essa imagem nos dá uma bela visão da Antártica sem todo aquele gelo. Estudos científicos confirmam que desde 1992 o continente perde cerca de 60 milhões de toneladas de gelo por ano.


Estátua da Liberdade Submersa

Claro que tudo isso não vai acontecer "da noite pro dia". Cientistas afirmam que o derretimento dos polos deve ocorrer dentro de 5 mil anos. Pode parecer muito, mas pra história geológica e biológica, é um tempo muito curto. Se lembrarmos que muitas espécies do nosso planeta estão aqui há milhões de anos, e que nós humanos aparecemos por aqui há uns 150 mil anos, e só duraremos mais uns 5.000 anos, então você tem uma boa ideia de como estamos sendo miseravelmente mal sucedidos...

Você sabia que o Brasil tem um vulcão?


Tudo sobre Vulcões: Você sabia que o Brasil tem um vulcão?

Você provavelmente não sabia, mas no Brasil, a milhões de anos atrás, os vulcões iam da Amazônia até Santa Catarina. Geólogos brasileiros também descobriam intrigantes indícios de um antigo vulcão inativo no Rio de Janeiro, mas por enquanto, o vulcão de Nova Iguaçu é apenas uma hipótese científica, que ainda necessita de mais estudos para ser validada.

Vulcão RJ

Porém, pelo menos uma descoberta está confirmada: o vulcão na Amazônia! Sim, o Brasil tem um vulcão, e não é 'qualquer' vulcão, não... segundo os cientistas, é simplesmente o vulcão mais antigo do planeta Terra!

Ele está localizado na Amazônia, entre os rios Tapajós e Jamanxin, e tem 1,9 bilhão de anos! Esse gigante adormecido pode ter chegado a 400 metros de altura, e faz parte de uma área de rochas vulcânicas chamada de Uatumã, que se espalhava sobre Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e até Venezuela e Suriname.

Vulcão na Amazônia

Mas, segundo os cientistas, você não precisa se preocupar, pois esse gigante está inativo há muitíssimo tempo, e não há nenhum indício de que ele volte a representar algum risco.

Já pelo mundo afora a situação não é tão confortável... Veja algumas  curiosidades sobre vulcões ao redor do mundo:
  • Um dos mais conhecidos vulcões em erupção da atualidade é o Etna, situado no extremo oriental da ilha da Sicília, na Itália, com mais de 3.000 metros de altitude;
  • Segundo os cientistas existem pelo menos 550 vulcões ativos no mundo;
  • A lava de um vulcão pode chegar a 2 mil ºC;
  • Vulcões em erupção causam desmatamento nas florestas. A lava quente incendia árvores e destrói casas em seu caminho;
  • A fumaça liberada pela erupção pode causar problemas respiratórios nas pessoas que vivem perto de um vulcão;
  • Um dos mais famosos desastres já causados por vulcões foi a erupção do Vesúvio, na época da Roma antiga, que 'mumificou' a cidade de Pompéia;  
  • O maior vulcão ativo do mundo atualmente é o Mauna Loa, no Havaí, medindo aproximadamente 5,2 mil km²;
  • O maior vulcão do planeta Terra é o "Tamu Massif", um vulcão submarino, localizado no Oceano Pacífico a leste do Japão. Sua área é de aproximadamente 310 mil km quadrados e uma largura de 650 km, sendo o maior vulcão terrestre já descoberto, e o vulcão mais largo de todo o Sistema Solar!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

As 20 experiências de viagens mais insanas do mundo.

Você se considera um aventureiro e topa qualquer desafio? Se você é o tipo de pessoa que prefere atividades mais extremas, vai adorar esta compilação de 20 aventuras extremamente perigosas ao redor do mundo.
# 1. Wing-walking no Reino Unido, que é exatamente o que parece.
 # 2. Correr com os touros em Pamplona, Espanha.
# 3. Grand Canyon Skywalk, com 270 graus de visualização
 # 4. O mais longo passeio de teleférico do mundo sobre a Montanha Portal do Céu, em Hunan, na China. A linha de bonde sobe e desce 1278 metros.
 # 5. Mergulho com tubarões brancos na África do Sul.
 # 6. A Gravity Flying Fox na Nova Zelândia, que dá pilotos corajosos a oportunidade de sentir como se estivessem voando.
 # 7. Nadar nos lagos gelados da Finlândia.
 # 8. Mountain biking pela estrada mais perigosa do mundo. A North Yungas Road na Bolívia é lendária por ser extremamente perigosa.
 # 9. Caminhar nos penhascos da Hu Shan Mountain, na China, local da mais perigosa trilha do mundo.
huashan1 
# 10. Pára-quedismo sobre Dubai
 # 11. Escorregar em um vulcão em Cerro Negro, na Nicarágua
 # 12. Maratona de Sables. A maratona de 254 km dura 6 dias pelo deserto do Saara em Marrocos.
 # 13. A gaiola da Morte na Austrália, onde você pode ver os maiores crocodilos de água salgada do mundo por trás da “proteção” de dois centímetros de vidro.
 # 14. A caverna do Diabo, na Flórida.
 # 15. Zorb Rotorua, na Nova Zelândia, onde você rola para baixo da encosta em uma esfera de plástico.
 # 16. Refeição no céu, a 100 metros acima do Canary Wharf, em Londres.
 # 17. Dê um mergulho na Piscina do Diabo na Zâmbia, localizada na borda de uma cachoeira.
 # 18. Takabisha, no Japão, uma montanha-russa com uma queda de 121 graus.
 # 19. A Corrida Sopelana Naturista, a maior corrida de nudismo do mundo, na Espanha.
 # 20. A montanha russa Stratosphere X-Scream, em Las Vegas, EUA, atingindo um máximo de 263 metros;


Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/as-20-experiencias-de-viagens-mais-insanas-do-mundo/#ixzz3XQRRXP3D

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Marte é incrível !!

0157
Artigo traduzido e originalmente publicado em Viral Nova.

Marte é um dos vizinhos mais próximos da Terra e é um lugar fascinante. A NASA tem feito um esforço concertado para explorar mais o planeta vermelho nos últimos anos, mas o nosso conhecimento do passado de Marte ainda é um pouco escuro.
Não sabemos muito sobre o passado de nosso vizinho interestelar, mas estamos aprendendo mais a cada dia. Mesmo enquanto você lê isto, temos centenas de câmeras apontadas para o planeta vermelho dia e noite constantemente tirando fotos. Já para não falar dos poucos robôs de controle remoto que estão explorando sua superfície.
O resultado são essas imagens incríveis de Marte, capturadas a partir da visão do espaço e do superfície. Elas são literalmente de outro mundo.

Água em estado líquido fluindo em Marte
desktop-1406840728
A Cratera do Vendaval
desktop-1406840730
De tirar o fôlego
desktop-1406840730 (1)
Gelo em uma cratera
desktop-1406840732
Nuvens de tempestade sobre o planeta vermelho
desktop-1406840732 (1)
Esse ponto brilhante no centro da imagem é a Terra
desktop-14068407356
Esta parece muito com o oeste sul-americano
desktop-1406840735
Padrões de dunas loucos
desktop-1406840736
Mais dunas
desktop-1406840736 (1)
Estranho como o céu não é azul
desktop-1406840738
Uma avalanche em ação
desktop-1406840740
Crateras de gelo seco
desktop-1406840741
É tão parecido com a Terra que chega a ser inquietante
desktop-1406840742
Depósitos minerais
desktop-1406840743
Um redemoinho de de poeira marciana
desktop-1406840743 (1)
Pólo sul de Marte
desktop-1406840744
Pôr do sol em Marte
desktop-1406840745
Deserto em todas as direções
desktop-1406840745 (1)
O cruzamento de faixas de poeira
desktop-1406840746
Na sombra de algo grande
desktop-1406840747
desktop-1406840747 (1)
Cratera de impacto
desktop-1406840748
Wow
desktop-1406840748 (1)
Outro redemoinho de vento
desktop-1406840749
Rachaduras através do gelo seco
desktop-1406840750
Dunas, dunas e mais dunas
desktop-1406840751 (1)
Isso é enorme
desktop-1406840752
desktop-1406840753
desktop-1406840748
Trilhas de poeira
desktop-1406840755

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...