segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SARAU 2013 - FACE AVE E TAL - COLÉGIO ESTADUAL DONA GUIOMAR BARRETO MEIRA

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
Pitagoras

O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.
Sócrates


Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.



Não há vida sem correção, sem retificação.
Paulo Freire


A educação de um povo pode ser julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas.
Edmondo Amicis
Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça.Textos Bíblicos


Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.
Paulo Freire

Educação

"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!"
Rubem Alves






sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Embarcação militar surge em praia e assusta turistas na Rússia.


Cena ocorreu na praia em Mechnikovo, no Mar Báltico.
Autoridades russas alegam que praia é território das Forças Armadas.

'Hovercraft' militar assusta turistas em praia russa (Foto: Stocktaking TV/Reuters)
'Hovercraft' militar assusta turistas em praia russa (Foto: Stocktaking TV/Reuters)Embarcação militar estava fazendo exercício de treinamento de rotina, segundo autoridades russas (Foto: Reprodução/YouTube/Vasiliy Pupkin)

Um "hovercraft" militar assustou milhares de turistas ao surgir em uma praia na Rússia no domingo (18). A embarcação de 500 toneladas aportou em Mechnikovo após um exercício de treinamento de rotina, segundo autoridades russas.
De acordo com o jornal "The independent", a embarcação do tipo Zubr pode transportar 400 soldados, é equipado com lançadores de mísseis e pode atingir 110 km/h.
Em declarações ao jornal russo "Komsomolskaya Pravda", um porta-voz do Ministério da Defesa russo disse que o "hovercraft" se encaixou em uma área de propriedade militar. "O que as pessoas estavam fazendo na praia que fica no território das Forças Armadas (base) não é clara", declarou.

Um vídeo feito por um turista flagrou o momento em que o "hovercraft" chega até a praia, que fica localizada perto de Kaliningrado, no Mar Báltico. Homens desembarcaram no local e exigiram que os turistas deixassem a praia rapidamente. Muitos ficaram indignados e questionaram o objetivo de realizar uma atividade daquelas em pleno domingo. 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Descoberto recentemente, planeta rosa tem tamanho similar a Júpiter

Nasa divulgou ilustração do exoplaneta GJ 504b.
Ele fica a 57 anos-luz do nosso Sistema Solar.


Nasa, agência espacial americana, divulgou, nesta quarta-feira (7), uma ilustração que mostra o exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) GJ 504b, descoberto recentemente, de cor rosa.
Ele fica a 57 anos-luz da Terra e orbita uma estrela não muito diferente do nosso Sol.
O GJ 504 tem o tamanho aproximado de Júpiter, mas massa quatro vezes maior, por ser mais denso.
Sua idade é de cerca de 160 milhões de anos, estima a Nasa.



REGISTRADAS IMAGENS DO "PYROSOME", MÍTICA CRIATURA MARINHA QUE CHEGA A MAIS DE 30 METROS DE COMPRIMENTO.





Mergulhadores na Austrália capturaram imagens raras do Pyrostremma spinosum, ou pyrosome, exótica e rara criatura do mar ao largo da costa da Tasmânia.

A criatura é tão rara que foi apelidada de “unicórnio do mar” e pode crescer muito, chegando até os 30 metros de comprimento formada por uma translúcida e cilíndrica colônia de centenas ou talvez milhares de tunicatas, um subfilo de animais marinhos. 



Eles podem variar de poucos milímetros a vários metros de comprimento, e deslizam por meio de camadas superiores mais quentes do oceano, que puxam a água através de seus tubos e se alimentam de plâncton antes de jogar a água filtrada para fora.

Essa imagem parece mais uma visão duvidosa de uma criatura fantástica da criptozoologia, mas é real, como é frequentemente o caso com os animais lendários da criptozoologia, imagens de pyrosomes gigantes tendem a ser de baixa resolução. Porém, ao contrário de Pé-Grande ou do Monstro-do-Lago-Ness, pyrosomes são 100% reais.



Ao contrário de outros tunicados – que muitas vezes também se ligam em massa uns aos outros, porém permanecendo fixos no fundo do oceano –, pyrosomes formam um corpo flutuador livre, que pode variar de poucos milímetros a vários metros de comprimento, e deslizar livremente ao redor das camadas superiores e mais quentes do oceano via “propulsão a jato” (ou pelo menos uma das coisas mais próximas a isso observáveis no reino animal).

Na foto acima está um dos grandes, e a imagem foi feita a partir de um das únicas filmagens já feitas de uma colônia pyrosome gigante, disponível no YouTube.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Anel de Fogo do Pacífico

O Anel de Fogo do Pacífico é fruto do tectonismo e interfere na incidência de terremotos e tsunamis, podendo atuar até mesmo em fenômenos climáticos.

Mapa de localização do Anel de Fogo do Pacífico
 






Mapa de localização do Anel de Fogo do Pacífico



O Anel de Fogo do Pacífico – também chamado deCírculo de Fogo do Pacífico ou, simplesmente, deAnel de Fogo – é uma área com elevada instabilidade geológica localizada no Oceano Pacífico, abrangendo o Oeste das Américas e o Leste da Ásia e da Oceania. Com uma extensão de 40 mil km, esse cinturão possui um formato que lembra uma ferradura ou um semicírculo. É basicamente constituído por cadeias ou cordilheiras de montanhas, fossas oceânicas (profundos vales) e arcos de ilhas vulcânicas.
Essa zona de instabilidade é responsável pela maioria dos terremotos que ocorrem sobre a superfície terrestre. Ela existe em virtude do atrito e movimento entre várias placas tectônicas. Enquanto as placas distanciam-se na região do Oceano Atlântico, na costa dos continentes americano e asiático, elas colidem-se, modificando o relevo e proporcionando abalos sísmicos e a proliferação de vulcões. Observe o mapa abaixo:
Compare com o mapa anterior e observe a localização do anel de fogo e o encontro entre as placas
Compare com o mapa anterior e observe a localização do anel de fogo e o encontro entre as placas
Os processos tectônicos que dão origem ao Anel de Fogo do Pacífico são responsáveis por cerca de 90% dos terremotos registrados no planeta ao longo da história. O maior deles ocorreu no Chile, na década de 1960, com 9º na Escala Richter (que varia de 1 a 10).



Outro fenômeno associado ao Anel de Fogo são os tsunamis, incluindo o maior registrado recentemente, ocorrido em 2004, que ganhou grande repercussão quando vitimou milhares de pessoas na costa da Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e muitos outros países. Sem deixar de mencionar, é claro, o que ocorreu no Japão em 2011 e atingiu a usina nuclear de Fukushima.


É interessante observar que a existência do Círculo de Fogo do Pacífico influencia, até mesmo, em fenômenos climáticos, pois os vulcões existentes na porção do Pacífico a oeste do continente americano, somados a outros fatores, provocam o aquecimento das águas desse oceano nas proximidades do Peru, que são responsáveis por anomalias climáticas cíclicas, tanto as de curto prazo (como o El Niño e La Niña) quanto as de longo prazo (como a Oscilação Decadal do Pacífico).


Compreender os processos formados e as características constitutivas do Anel de Fogo do Pacífico é muito importante para ajudar a diminuir a imprevisibilidade de terremotos e tsunamis, o que pode contribuir para a diminuição dos seus efeitos no espaço geográfico social.



Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...