quinta-feira, 14 de março de 2013

Novo Papa abre uma etapa repleta de esperança.


O Prepósito-Geral da Companhia de Jesus, Padre Adolfo Nicolás, divulgou na manhã desta quinta-feira (14) uma declaração sobre a eleição do primeiro jesuíta como Sucessor de Pedro, o Papa Francisco. O pontífice argentino foi eleito na quarta-feira,  após uma eleição histórica, se tornando o 266º Papa da Igreja - o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta.
O novo Papa assume a função de manter a unidade de uma Igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, está dividida e imersa em crises.
Veja abaixo a íntegra do texto:
"Em nome da Companhia de Jesus, dou graças a Deus pela eleição do novo Papa, Card. Jorge Mario Bergoglio S.J., que abre para a Igreja uma etapa repleta de esperança.
Todos os jesuítas acompanhamos com a oração este querido irmão e lhe agradecemos sua generosidade por aceitar a responsabilidade de guiar a Igreja num momento crucial. O nome de “Francisco”, com o qual agora o conhecemos, nos evoca seu espírito evangélico de proximidade aos pobres, sua identificação com o povo simples e seu compromisso com a renovação da Igreja. Desde o primeiro momento em que se apresentou diante do povo de Deus, testemunhou de modo visível sua simplicidade, sua humildade, sua experiência pastoral e sua profundidade espiritual.
“A característica distintiva da nossa Companhia é ser um grupo de companheiros (…) unido com o Romano Pontífice com um vínculo especial de amor e serviço” (NC 2, n. 2). Por isso, compartilhamos a alegria de toda a Igreja, ao mesmo tempo que desejamos renovar nossa disponibilidade para ser enviados à vinha do Senhor, conforme o espírito de nosso voto especial de obediência, que tão particularmente nos une com o Santo Padre (CG 35, D.1, 17)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geografia e o surto de COVID-19

A geografia está desempenhando um papel importante na luta contra o vírus SARS-CoV-2, o qual causa a enfermidade COVID-19 p...